MANDIOCA: OFERTA AUMENTA COM NOVA SAFRA



Por: CEPEA


Com o início da safra, a oferta de raiz de mandioca aumentou em todas as regiões analisadas pelo Cepea na última semana. O maior volume de raiz no mercado já está pressionando as cotações. De acordo com agentes, o movimento baixista deve permanecer nos próximos dois meses. A demanda por fécula e farinha, por sua vez, esteve menor. Compradores têm adquirido pequenos volumes, desinteressados na formação de estoques. Muitos recuam na expectativa de quedas mais acentuadas neste período de safra, deixando para formar estoques a partir de junho.

Chuvas interrompem colheita da mandioca, diz Cepea

 
Por: AGROLINK -Aline Merladete Publicado em 08/06/2020 às 11:46h.
A oferta de mandioca seguiu baixa em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. As chuvas da semana passada interromperam a colheita em algumas áreas, devido à dificuldade de transporte nas lavouras – vale ressaltar que alguns agricultores consultados pelo Cepea priorizaram o plantio em detrimento da colheita, inclusivo o preparo do solo.

Além disso, a menor disponibilidade de lavouras com mais de 1 ciclo e meio, que já foram finalizadas em parte das regiões, foi fator fundamental para a queda na oferta. Alguns mandiocultores já postergaram as entregas para o último trimestre do ano, por causa da rentabilidade da mandiocultura. Apesar de a demanda ainda ser considerada estável, houve uma maior disputa pela raiz, especialmente nas regiões de elevada concentração industrial, como no Paraná.


.